Implantes

Implantes dentários são suportes ou estruturas de titânio, o metal mais compatível com o osso alveolar, posicionadas cirurgicamente no osso abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista confeccionar dentes substitutos sobre eles.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável. Próteses parciais e próteses confeccionadas sobre implantes não mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala, dando mais segurança ao paciente.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares.

Realização de implante para um dente

Substituição de dois ou mais dentes faltantes utilizando ponte fixa sustentada por implante.

Quando o implante é indicado?

  • O implante é indicado para:
  • Falta de um ou mais dentes;
  • Falta de estabilidade e retenção em sua prótese removível ou total;
  • Falta de segurança e dificuldade para falar e mastigar;
  • Entre outros fatores.

A finalidade do implante é recuperar a função e beleza do sorriso, preenchendo ausências de dentes ou próteses que não estejam agradando os pacientes. A qualidade na função aumenta consideravelmente.

Com o implante a reabsorção óssea é diminuída. Quando uma pessoa perde um ou mais dentes, o osso fica sem manutenção e perde a sua função, sendo reabsorvido pelo organismo.

Quais são as etapas do implante?

  • 1ª Etapa - Consulta: Na consulta é realizado e avaliado os exames clínicos e diagnósticos, como panorâmicas e se necessário até tomografias computadorizadas.
  • 2ª Etapa - Cirurgia: É um procedimento simples e varia de acordo com cada tipo tratamento e de paciente. Durante a consulta inicial o paciente é orientado de como será realizada sua cirurgia.
  • 3ª Etapa - Pós-Operatório: A recuperação é rápida, e todos os procedimentos a serem realizados para que o paciente se recupere sem dor é informado durante a consulta inicial. Se necessário é indicado medicamentos para ajudar na recuperação. É imprescindível que o paciente siga todas as instruções na risca.
  • 4ª Etapa - Moldagem, confecção e instalação da prótese: Pode ser feita a carga imediata, em média após uma semana o paciente está com a prótese, ou a instalação pode aguardar de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso ou local do implante.
  • 5ª Etapa - Manutenção e higiene bucal: Para que ocorra o sucesso do implante a manutenção e higiene são fundamentais. É orientado como se pode fazer a higiene em casa, mais as visitas periódicas ao dentista são essenciais.

Paciente após os implantes

Paciente após os implantes