Raspagem é a técnica utilizada para remoção da placa e do tártaro. Placa é o acúmulo de bactéria na superfície dos dentes, que se não removido sofre mineralização e forma o tártaro. O tártaro é o estabelecimento de uma comunidade estável de bactérias que aos poucos vão corroendo o dente, causando a cárie. Esses processos são chamados de doenças periodontais.
A doença periodontal resulta da combinação de varios fatores. A instalação e manutenção da doença não é, portanto, uma sequência de eventos, mas sim uma sequência de processos que atuam em conjunto e que resultam na destruição dos tecidos.
As doenças periodontais são as inflamações que comprometem a região do periodonto, ou seja, a gengiva, o osso alveolar, o cemento e os ligamentos periodontais. As doenças periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite e caracterizam-se por processos inflamatórios nos tecidos moles e duros. A periodontite leva à reabsorção do osso alveolar, podendo levar à perda do dente, enquanto que a gengivite não afeta a estrutura óssea, pois a inflamação limita-se a gengiva. O biofilme dental é um dos grandes fatores contribuintes para a doença periodontal. O sangramento é o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente.
Aspectos periodontais normais
Doença periodontal
A periodontite é um fator causal importante da halitose, principalmente onde há comprometimento ósseo e bolsas periodontais. (Anais do 15° Conclave Odontológico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899- n.104 - Mar/Abr – 2003 )